Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento está localizado na Superquadra 304 Sul do Plano Piloto na cidade de Brasília. O edifício foi inaugurado em 1960, mesmo ano do nascimento da cidade projetada por Lucio Costa para ser a nova capital do país. Na época, Oscar Niemeyer era coordenador de projetos da NOVACAP, companhia urbanizadora da nova capital do Brasil, responsável pelo projeto dos edifícios.
O bloco de 6 pavimentos apoiados sobre pilotis, área pública e permeável, está implantado no sentido norte/sul, tendo uma face toda envidraçada voltada para o leste, e outra toda de cobogós, voltada para o oeste. Na fachada de cobogós está a circulação de serviço e na fachada de vidro, a frente dos apartamentos.
O apartamento BLOCO A tem uma situação peculiar de planta por ser uma unidade de canto, o que confere acesso direto às duas fachadas do edifício.
O projeto de reforma busca explorar o contato com esse elemento construtivo, típico da arquitetura moderna brasileira, aproveitando suas qualidades no aperfeiçoamento do conforto térmico, nos efeitos de luz e composição, sem reforçar nenhum estereótipo estilístico.
O muxarabi é outro elemento presente no projeto. Embora muito usado atualmente, esse tipo de treliça, de origem árabe, foi introduzido no país pelos portugueses e permanece em nossa percepção como um elemento associado à arquitetura colonial brasileira.
Essa treliça foi escolhida como fechamento da cozinha para reforçar a fluidez do ar, os efeitos de luz, a presença gráfica dos elementos construtivos e o movimento da vida na casa, através da assimetria nas suas aberturas.
As áreas de banho também foram trazidas junto à fachada, onde, dependendo das circunstâncias, pode-se ver sem ser visto, momento de tensão entre a intimidade da casa e a urbe de Lúcio Costa.